mynetx

Windows Live e Você: “Construindo a plataforma certa para websites se conectarem a usuários de Windows Live” (Angus Logan, Microsoft)

Angus LoganBem-vindo a uma nova entrevista da série “Windows Live e Você”! Hoje falo com um convidado especial para conversar sobre sua relação pessoal com o Windows Live: uma salva de palmas para Angus Logan, Gerente Sênior de Produtos Técnicos para Serviços Live na Microsoft.

mynetx: Angus, é um prazer pra mim falar com você sobre o Windows Live! Por favor, conte-me um pouco mais sobre você, como é a relação de sua vida com o Windows Live?

Angus Logan: Onde começar… Sou australiano mas moro nos Estados Unidos. Geralmente estou em Seattle, mas viajo bastante. Na maior parte dos dias, trabalho com desenvolvedores e gerentes de programas ou falando com clientes para ter certeza que estamos construindo a plataforma certa para websites se conectarem a usuários de Windows Live.

mynetx: Como Gerente Sênior de Produtos Técnicos para Serviços Live, você faz o possível para permitir que sites se conectem às 500 milhões de pessoas que usam o Windows Live, você diz. É um emprego satifatório, ou emocionante?

Angus Logan: Trabalhar com alguns dos maiores sites do mundo para conectá-los a cerca de 500 milhões de pessoas é bem legal. Uma novidade matadora e BOOM! 500 milhões gostando um pouco mais de usar a internet.

mynetx: Muitas pessoas te conhecem, mas acho que não era assim um tempo atrás. Desde quando você está envolvido com o Windows Live? Conte-me um pouco de sua história.

Angus Logan: Na Austrália, trabalhei para alguns parceiros da Microsoft e um iniciante. Eu era um Profissional de Mais-Valia para Gerenciamento de Servidores de Conteúdo (Microsoft MVP for Content Management Server) e isso, de algum modo, me deu um emprego na Microsoft australiana em pré-vendas técnicas. Depois de fazer isso por alguns poucos anos, decidi trocar minha visão de sites da infraestrutura CMS por Plataformas Sociais, e isso foi há quase 2 anos.

mynetx: Você acha que o time Windows Live, incluindo você, se importa com as exigências de seus usuários? Por que?

Angus Logan: Eu nunca conheci um time na Microsoft que não estivesse sempre focado no consumidor (500 milhões de pessoas que usam Windows Live, nesse caso). Precisamos, sempre, de falar com os usuários finais porque quando você trabalha num produto todo santo dia, dentro de uma empresa de softwares, você tem um ponto de vista definido, que pode ser diferente do ponto de vista do usuário. Então, precisamos estar sempre testando nossas idéias para construir um excelente produto para pessoas normais, não apenas para nerds.

mynetx: Como você imagina o Windows Live daqui a 5 anos?

Angus Logan: Fazê-lo ainda mais fácil para as pessoas se comunicarem, compartilharem, e manterem suas vidas em sincronia.

mynetx: Você roda o Windows Live Messenger 24 horas por dia? Tem algum tipo de rotina com o Messenger ou outras partes do Windows Live?

Angus Logan: É tão importante na minha vida que não tenho rotina – apenas está ali. Uso o Messenger para trabalho, use para lazer, encontrar pessoas para ir almoçar comigo, acordo e vejo se recebi alguma mensagem durante a noite, leio as mensagens pessoais de meus amigos, e enquanto converso com alguém, procuro mais pessoas pra conversar.

Windows Live Messenger Web Toolkit Interactive SDK (click to enlarge) mynetx: Quão grande é o mercado para Web Messengers, e que papel o Kit de Feramentas para Internet do Messenger tem nesse setor?

Angus Logan: O kit de ferramentas cria um canal para os usuários do Messenger se conectarem com seus amigos através de outros sites. A oportunidade é gigante! Qualquer um que goste de mensagens instantâneas é um usuário em potencial do Web Messenger. Penso que web messengers precisavam ser usados junto com um cliente rico, senão a experiência não é legal (com notificações, por exemplo).

mynetx: Use sua imaginaçã: como você acha que será o Messenger daqui a 5 anos? Que novidades poderiam estar presentes?

Angus Logan: Agora que completou 10 anos, minha cabeça dói só de pensar o que pederia acontecer em outros 10… Tudo que sei é que continuará te conectando com as pessoas as quais você se importa.

mynetx: Comparando essas idéias com as funcionalidades atuais do Messenger, quais delas você acha que poderiam acabar sendo adicionadas no próximo lançamento, a Wave 4?

Angus Logan: Boa tentativa 🙂 . Você sabe que não posso falar sobre o futuro.

mynetx: Você está satisfeito com os serviços Windows Live que são fornecidos para você? Por que?

Angus Logan: Apesar de estar mais que satisfeito, acho que sempre há áreas onde podemos continuar crescendo e inovando.

Dynamic Pictures from webcam in Messenger 2009mynetx: Qual sua funcionalidade favorita do Messenger?

Angus Logan: Ser capaz de criar ligações entre emoticons e vídeos de você mesmo (Imagens de Exibição Dinâmicas). Isso é tããão legal (e divertido!).

mynetx: Live Mesh—qual foi sua primeira impressão dele? Você vê alguma maneira de conectar esse serviço da nuvem com o Messenger e os outros Live Essentials?

Angus Logan: Sempre fico impressionado com o Live Mesh e, mais importante ainda, com a plataforma por baixo de tudo isso, o framework Live, que realmente capturou a imaginação dos desenvolvedores

mynetx: A retirada do Windows Live Events foi o primeiro passo adiante da regra-mor da Wave 4 “Simplifique! Conecte-se!” ?

Angus Logan: Não trabalho com os Events, então veja http://windowslivewire.spaces.live.com/blog/cns!2F7EB29B42641D59!41244.entry.

Outlook calendar synchronisation in Office Communicator 2007 R2mynetx: Você quer que o Messenger tenha uma funcionalidade que outra aplicação de mensagens instantâneas já tenha?

Angus Logan: Sim, isso pode soar um pouco nerd mas…. No Office Communicator seu estado é atualizado automaticamente dependendo do que está no seu calendério, e diz às pessoas quanto tempo levará para você ficar livre. Seria tão legal! Talvez fazer um pouco mais centrado no consumidor, como quando você está no YouTube, poderia dizer que você estaria livre em 5 minutos, ao fim do vídeo.

mynetx: Tenho certeza que você leu sobre a piada do Dia da Mentira que fiz nesse ano, dizendo que foram implementados “Mais redes mensagens instantâneas no Windows Live.”. Quanto dessa visão se tornará realidade, na sua opinião?

Angus Logan: Não quero especular sobre o futuro.

mynetx: O que você acha: redes de conversas separadas com protocolos proprietários continuarão existindo ou serão padronizadas e ligadas como muitas outras áreas na informática?

Angus Logan: Vamos olhar por outro ângulo, a experiência do usuário final. Se pegarmos as três maiores redes de mensagens instantâneas, elas certamente usam três protocolos diferentes. Mas sabe a verdade? As pessoas nem ligam pra isso, só pensam “Legal! Posso conversar no Windows Live Messenger com meu amigo que usa o Yahoo! Messenger”. Então sim, acho que sempre haverão redes diferentes. Será que convergerão (como XMPP)? Não sei.

mynetx: Como usuário do Messenger, tenho certeza que você tem uma boa dica que nem todos conhecem ainda.

Angus Logan: Minha melhor dica é que você configure o controle de Mensagens Instantâneas e então configure uma TinyUrl que seja como http://tinyurl.com/talktoangus, mas você pode contar pra alguém, “apenas tinyurl.com/talktoangus”.

mynetx: Finalmente, você está trabalhando em algum projeto relacionado com Windows Live?

Angus Logan: Sempre estou trabalhando em projetos relacionados à plataforma Windows Live, falando com diversos consumidores sobre o que querem, o que funciona, e o que não funciona.

mynetx: Obrigado por seu tempo e por compartilhar suas opiniões! 🙂

Angus Logan: Por nada!

Falando com Angus

Quer falar com ele? Aqui estão diversas maneiras:

Angus Logan, Senior Technical Product Manager for Live Services